Postado no dia 19 de agosto de 2015 Postado em Cursos

ENTENDENDO O BITCOIN NA PRÁTICA: O PRESENTE E O FUTURO DAS MOEDAS E BENS DIGITAIS
Curso ao vivo online – Inscrições encerradas

O Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio de Janeiro está lançando o curso ao vivo online “Entendendo o Bitcoin na Prática: O Presente e O Futuro das Moedas e Bens Digitais”. Ele será ministrado pelo melhor time especialistas em Tecnologia, Economia e Direito das criptomoedas para quem quer dominar conhecimentos práticos e técnicos nessa área.

Nosso curso fala sobre os fundamentos econômicos e técnicos do Bitcoin, sua utilidade para as pessoas comuns, seu benefício para os negócios e remessas internacionais, quais as principais empresas e aplicativos da atualidade, as tendências para o futuro deste mercado, como trabalhar com criptomoedas como meio de pagamento, medidas de segurança e fundamentos de criptografia, confidencialidade das transações, como se dá a tributação das criptomoedas e sua relação com o sistema bancário e legal no Brasil e no mundo, dentre outros tópicos referentes ao presente e ao futuro de tudo o que a revolucionária tecnologia blockchain, atrelada ao Bitcoin, poderá propiciar ao transformar relações econômicas e instituições globais.

O que você não vai encontrar no nosso curso?
Enrolação, divagação e conhecimentos desconectados da realidade prática do mercado. Você também não vai encontrar professores que não sabem do que estão falando ou não dominam completamente o tema. O time é formado por alguns dos mais reconhecidos professores e especialistas sobre o tema no Brasil (ver os perfis abaixo).

Qual o perfil dos alunos?
O curso é aberto para profissionais de todas as áreas, empreendedores, investidores, administradores, lojistas, pesquisadores, estudantes, gestores do terceiro setor, advogados, jornalistas, designers e qualquer interessado em temas como inovação, moedas digitais e o futuro dos meios de pagamento e da economia.

Qual tipo de certificado é oferecido?
Receberão certificado de conclusão os alunos que tiverem ao menos 75% de presença aferida de acordo com o acesso à plataforma do curso.

Qual o calendário do curso?
Início: 28 de setembro de 2015
Encerramento: 28 de outubro de 2015
Aulas: Segundas e Quartas, de 19h às 21h. Total de 10 aulas.

Valor:
R$ 1.000,00 para pagamentos em BITCOIN, via Pagcoin.
R$ 1.100,00 para pagamentos à vista ou em até 12x de acordo com as regras do PagSeguro

Vagas: 30

Local:
Somente ao vivo online, por meio da plataforma interativa do ITS a ser disponibilizada aos alunos.

Inscrição:
A matrícula pode ser feita com pagamentos em Bitcoin via Pagcoin. Também é possível ingressar no curso se matriculando via PagSeguro, que permite efetuar o pagamento em até 12 parcelas, utilizando cartão de crédito. Qualquer dúvida, inclusive com relação à forma de pagamento, entre em contato com o ITS por nosso telefone ou pelo e-mail cursos@itsrio.org.

Professores:

Fernando Bitti Loureiro
Engenheiro da Computação formado pelo ITA, com experiência no setor de Internet e Telecomunicações, com passagens por Cisco Systems, 3Com e HP. Fundador da Bitcoin nos Negócios, empresa com foco em consultoria e educação empresariais voltadas a moedas digitais, e colaborador do projeto Calle Bitcoin na Espanha.

Gabriel Aleixo
Pesquisador e coordenador de projetos no Instituto de Tecnologia & Sociedade (ITS), onde lidera o Bitcoin Hub. Co-fundador e apresentador da série BTC em Português e editor-chefe do portal Bitcoin.com.br.

Marco Agner
Desenvolvedor de softwares com foco em Bitcoin e segurança da informação. Consultor remoto para startups que atuam com Bitcoin e tecnologia blockchain. Consultor técnico do Bitcoin Hub.

Fernando Ulrich
Mestre em Economia da Escola Austríaca, com experiência mundial nos mercados financeiro e imobiliário brasileiros. Conselheiro do Instituto Mises Brasil. Autor do livro “Bitcoin – a moeda na era digital”.

Edilson Osório Júnior
Cientista computacional, professor e especialista em segurança da informação e infraestrutura, desenvolve projetos com software livre desde 1995. Fundou recentemente a OriginalMy.com, a primeira empresa brasileira a utilizar o protocolo Blockchain 2.0, registrando e certificando criptograficamente contratos e outros documentos digitais diretamente no blockchain.

Joaquin Moreno
Engenheiro Industrial e empreendedor com 10 anos de experiência no setor de tecnologia, com passagens por Techint e Toyota. Foi gestor regional para Am. Latina da ZipZap e Gestor de Produtos atuando com aplicativos móveis para a AMC Theater. É co-fundador das empresas BTCemPortuguês, BTCenEspañol, Pepun e YachtingHoy.

Helena Margarido
Sócia do HMO Law – eAdvisor, escritório especializado no mercado de internet e novas tecnologias. Co-fundadora do Instituto Bitcoin Brasil.

Alexandre Linhares
Doutor em Pesquisa Operacional pelo INPE, mestre em Computação pela UFF. Diretor-geral do capítulo brasileiro do Clube de Roma. Professor e pesquisador da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE).

Alexandre Van de Sande
Designer formado pela UERJ/ESDI. Já trabalhou com Globo.com, OESTUDIO, e é co-fundador da startup mobile de moda Dujour (selecionado como melhor app do ano de 2013 da AppStore Brasil pela Apple). Líder de design do projeto Mist, um browser para apps descentralizadas da plataforma Ethereum.

Wladimir Crippa
Ex-assessor de Informática da câmara de vereadores de Florianópolis. Presidente da Associação Software Livre de Santa Catarina. Organizador das 3 conferências brasileiras sobre Bitcoin (BitConf) e administrador da comunidade Bitcoin Brasil.

Cronograma de Aulas:

28/09 – Fernando Bitti e Gabriel Aleixo
Bitcoin: o que é, como foi criado, qual sua importância e por quê?

30/09 – Marco Agner e Gabriel Aleixo
Os fundamentos técnicos das criptomoedas: blockchain, mineração, algoritmos de consenso e implementações recentes

5/10 – Edilson Osório Júnior e Marco Agner
Blockchain 2.0: Bitcoin além do dinheiro digital

7/10 – Joaquin Moreno e Gabriel Aleixo
Bitcoin no dia a dia: Os mais inovadores serviços da atualidade

14/10 – Fernando Bitti
Bitcoin para empresários: quais as vantagens e principais implementações viáveis do Bitcoin nos negócios

19/10 – Gabriel Aleixo e Wladimir Crippa
A comunidade de usuários e desenvolvedores open source em torno do Bitcoin: como se constrói um protocolo aberto

21/10 – Helena Margarido Suarez
Perspectivas legais e tributárias do Bitcoin: o panorama global de regulação das criptomoedas

26/10 – Fernando Ulrich e Alexandre Linhares
Bitcoin e Economia: escassez, utilidade e incentivos de mercado e bancos centrais
Bitcoin vs. Sistemas Tradicionais: Anti-fragilidade, finanças e sistemas descentralizados

28/10 – Alexandre Van de Sande e Marco Agner
O futuro da tecnologia blockchain: inovação, smart contracts e smart properties

Início de novembro – Aula especial de encerramento