Postado no dia 03 de setembro de 2015 Postado em Cursos

REPENSANDO CULTURA, DIREITO E TECNOLOGIA
Curso ao vivo online – Inscrições encerradas

O Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio de Janeiro está lançando a terceira edição do curso de extensão “Repensado Cultura, Direito & Tecnologia” ao vivo e online.

O ITS reuniu o melhor time de professores especialistas em direito, cultura e tecnologia para quem quer dominar conhecimentos práticos nessas áreas, prontos para o futuro.

O curso Repensando Cultura, Direito & Tecnologia busca estudar de modo abrangente as principais tendências e inovações que acontecem na relação entre direito, cultura e tecnologia.

Inscrições abertas a partir de 3 de Setembro de 2015.

O que você não vai encontrar no nosso curso?
Enrolação, divagação e conhecimentos desconectados da realidade prática do mercado. Você também não vai encontrar professores que não sabem do que estão falando ou não dominam completamente o tema. O time do ITS é formado por alguns dos mais reconhecidos professores e especialistas no Marco Civil da Internet.

Qual o perfil dos alunos?
Ele é aberto para profissionais, estudantes e pesquisadores de quaisquer áreas, incluindo gestores culturais, advogados, profissionais do terceiro setor, empresários e empreendedores culturais, jornalistas, designers, escritores, músicos, produtores e qualquer interessado em temas como economia criativa, direito e tecnologia atuando no Brasil e no exterior.

Qual tipo de certificado é oferecido?
Receberão certificado de conclusão os alunos que tiverem ao menos 75% de presença.
Ao final do curso, será aplicada uma avaliação facultativa. Os dois alunos mais bem avaliados serão selecionados para o curso que o ITS oferece em parceria com a Universidade de Harvard em Janeiro de 2016.

Qual o calendário do curso?
Início: 06 de outubro
Aulas: Terças e Quintas, das 19h às 21h. Total de 12 aulas.
Encerramento: 19 de novembro

Valor:
Inscrição: R$ 1.260,00 em até 12x.

Vagas:
30

Local:
Online ao vivo, por meio de plataforma interativa do ITS a ser disponibilizada aos alunos.

Inscrição:
A matrícula é feita por meio do PagSeguro, que permite efetuar o pagamento do curso em até 12 parcelas, utilizando o seu cartão de crédito. Qualquer dúvida, inclusive com relação à forma de pagamento, entre em contato com o ITS pelo nosso telefone ou pelo e-mail cursos@itsrio.org

Temas a serem abordados nas aulas:

– Repensando a cultura – cultura, contracultura e cibercultura
– Teoria da cultura e mídias digitais
– Economia criativa
– Financiamento da cultura
– Crowdfunding e novos modelos de financiamento
– Direitos autorais aplicado à cultura e a modernização da lei brasileira
– Direitos de imagem, privacidade e honra e as obras culturais
– Narrativas Transmídia e Games
– O movimento maker – faça você mesmo!

Professores:

Eliane Costa
Doutoranda na UFRJ/HCTE, foi por dez anos gerente de patrocínio da Petrobrás. Autora do livro Jangada Digital, sobre as políticas públicas do Ministério da Cultura, na gestão Gilberto Gil, voltadas à Cultura Digital, especialmente no âmbito do Programa Cultura Viva / Pontos de Cultura.

Sérgio Branco
Doutor em Direito Civil pela UERJ. Pós-graduado em cinema documentário pela FGV. Autor dos livros “Direitos Autorais na Internet e o Uso de Obras Alheias”, “O Domínio Público no Direito Autoral Brasileiro” e “O que é Creative Commons?”. Diretor do ITS.

Juliana Nolasco
Mestre pela FGV, coordenadora geral de economia da cultura e estudos culturais do Ministério da Cultura durante o governo do Presidente Lula. Diretora executiva do ITS.

Gabriela Agustini
Sócia e Diretora de Inovação no Templo, espaço de empreendedorismo situado no Rio de Janeiro, onde coordena o Olabi, espaço voltado para a apropriação de novas tecnologias. É professora de cultura e tecnologia na Universidade Cândido Mendes e na FGV Rio e consultora do Ministério da Cultura via Unesco na área de economia criativa.

Bruno Lewicki
Doutor pela UERJ. Trabalhou na Câmara dos Deputados acompanhando a reforma da Lei de Direitos Autorais e atuou como vice-presidente da Comissão de Direitos Autorais da OAB-RJ (2010-2012).

Fabro Steibel
Pós-doutor em comunicações. Professor da ESPM-RJ. Relator (independent researcher) da Open Government Partnership no Brasil e membro do ITS.

Arthur Protasio
Mestre em Design com graduação em Direito e domínio adicional em Mídias Digitais pela PUC-Rio. Designer de narrativas, fundador da produtora Fableware e especialista em criar histórias para diferentes mídias, desde livros, jogos, TV até parques de diversão. Membro do ITS.