Postado no dia 18 de março de 2016 Postado em Uncategorized

Inscrições encerradas

O Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio convida estudantes e profissionais a se candidatarem para fazer parte do Grupo de Pesquisa ITS. Ele será coordenado pelo professor Sérgio Branco e outros membros do instituto, todos especialistas no assunto.

O Grupo de Pesquisa terá por foco o tema privacidade na Internet. Os pesquisadores irão discutir temas como: privacidade como direito fundamental, privacidade e direitos humanos, privacidade e acesso à informação, privacidade e Marco Civil da Internet, direito ao esquecimento, iniciativas legislativas sobre proteção de dados pessoais, big data, sociedade do algoritmo, internet das coisas (IoT), privacidade e segurança pública, privacidade e a sociedade da vigilância, entre outros.

– Qual o perfil do pesquisador?
O grupo é dirigido para estudantes de graduação ou graduados em quaisquer áreas de conhecimento com interesse em discutir os temas relacionados neste edital.

– Quais atividades serão oferecidas?
Durante um ano, o grupo vai pesquisar questões relativas à privacidade na internet. Os encontros serão mensais, realizados exclusivamente ao vivo online e conduzidos em plataforma interativa utilizada pelo ITS Rio.

A cada encontro será apresentado e debatido um tema específico, com condução de um professor do ITS Rio e participação dos integrantes do grupo de pesquisa. No período entre um encontro e outro, os temas continuarão a ser debatidos na internet. Os participantes deverão produzir artigos científicos a serem entregues ao final do ciclo do grupo de pesquisa. Os artigos poderão ser escritos em português ou inglês e deverão ser licenciados por meio de Licença Creative Commons (CC-BY-NC-SA) para possível impressão e divulgação nas redes nacionais e internacionais do ITS Rio.

– Que tipo de certificado é oferecido?
Receberá certificado quem participar em pelo menos 6 dos encontros online e entregar no prazo o artigo de conclusão.

Para fins acadêmicos, será atribuído certificado de 60h de atividades complementares para os que cumprirem com os requisitos acima.

– Qual o calendário do grupo de pesquisa?
O grupo de pesquisa tem duração de um ano.

– 8 de Abril 2016: primeiro encontro ao vivo online
– 11 de Novembro 2016: último encontro ao vivo online
– Janeiro 2017: entrega do artigo de pesquisa

Os encontros acontecerão às sextas, uma vez por mês, das 10h30min às 12h, por meio da plataforma interativa do ITS.
Agenda provável dos encontros ao vivo online, sujeita a modificação:

1º Encontro – 08/04
2º Encontro – 13/05
3º Encontro – 10/06
4º Encontro – 08/07
5º Encontro – 12/08
6º Encontro – 09/09
7º Encontro – 14/10
8º Encontro – 11/11

Processo seletivo:
Inscrições encerradas
O resultado será anunciado dia 04/04
Vagas: 10

Professores:

Sérgio Branco
Doutor em Direito Civil pela UERJ. Pós-graduado em cinema documentário pela FGV. Autor dos livros “Direitos Autorais na Internet e o Uso de Obras Alheias”, “O Domínio Público no Direito Autoral Brasileiro” e “O que é Creative Commons?”. Diretor do ITS.

Ronaldo Lemos
Doutor pela USP, professor da graduação e da pós-graduação da UERJ. Pesquisador visitante do MIT Midia Lab. Diretor do projeto Creative Commons no Brasil e co-fundador do projeto Overmundo. Apresenta o programa Navegador, na Globonews. Diretor do ITS.

Carlos Affonso Souza
Doutor pela UERJ, professor da graduação e da pós-graduação da UERJ. Pesquisador Visitante do Information Society Project, da Faculdade de Direito da Universidade de Yale. Diretor do ITS.

Mario Viola
Advogado, Doutor em Direito e Master of Research pelo European University Institute, na Itália. Mestre em Direito Civil e Especialista em Direito do Consumidor pela UERJ e Especialista em Direito Privado pela UFF.