bitcoin pra programadores v2-02
Postado no dia 06 de julho de 2016 Postado em Uncategorized

O Blockchain Hub é uma iniciativa do Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio) focada em ampliar a criação de projetos locais baseados na tecnologia blockchain.

Realizaremos nos próximos dias 18 e 19 de Julho, de 18h30 às 22h30, na cidade do Rio de Janeiro (Flamengo), um workshop voltado a programadores de diversas áreas que queiram aprender mais sobre o desenvolvimento de aplicações e integrações baseadas no protocolo Bitcoin.

Por conta do número limitado de vagas, haverá seleção baseada nas respostas fornecidas, tendo como principal critério a capacidade e o interesse demonstrados pelo inscrito de transformar o conteúdo em projetos práticos.

O resultado final será comunicado por e-mail no dia 15/07, sexta-feira, e os selecionados receberão informações complementares sobre o evento, como local, programa completo de ensino e material de apoio.

Informamos ainda que nosso livro colaborativo sobre como dar seus primeiros passos para desenvolver com base na rede Bitcoin se encontra gratuita e abertamente disponível para estudo no perfil do ITS Rio dentro da plataforma Gitbooks. Parte dos módulos mais avançados do workshop será baseada na aplicação e discussão desse conteúdo.

DATA: 18 e 19 de Julho de 2016
HORA: 18h30 às 22h30
LOCAL: Rio de Janeiro (Flamengo)

TÓPICOS ABORDADOS:

1. Introdução ao funcionamento da rede Bitcoin
2. Criptografia de chaves públicas e privadas
3. Algoritmos de consenso
4. Bitcoin Core: Endereços, Carteiras e Transações
5. Sistemas de arquiteturas distribuída e blockchain.
5. Desafios legais e práticos à implementação de negócios baseados em Bitcoin no Brasil

INSCRIÇÕES:
A seleção será realizada a partir da qualidade das respostas recebidas.
Inscrições encerradas.

INSTRUTORES:

Marco Agner
Desenvolvedor de Softwares focado em Bitcoin, Privacidade e Segurança da Informação. Envolvido no desenho, consultoria e implementação de solucões de software para empresas no ecossistema Bitcoin desde 2013. Especialmente comprometido em inspirar e fortalecer a autonomia individual por meio do uso de tecnologias livres.

Marcelo Brogliato
Engenheiro de computação formado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e mestre em Gestão Empresarial e doutorando pela Fundação Getulio Vargas, com mais de 5 anos de experiência na áreas de desenvolvimento de sistemas e telecomunicações. Sócio-diretor da Vialink, empresa de infraestrutura, sistemas e governança em tecnologia da informação. Pesquisador nas áreas de computação distribuída, algoritmos, inteligência artificial e sistemas complexos.

Patrícia Estevão
Formada em Engenharia Ambiental, trabalha como Web Designer e Designer de Informação, em especial na explicação de novas tecnologias de maneira simples com a criação de infográficos e outros meios. Interessada em tecnologias que favorecem a privacidade e a liberdade, assim como na missão de torná-las mais acessíveis para usuários de todos os tipos

Gustavo Grossi
Microempreendedor, fundador do projeto BH Bitcoin Club em Minas Gerais e desenvolvedor do portal Bitcoin.com.br. Tem experiência com startups, marketing digital e criptomoedas.

Gabriel Aleixo
Estudou Economia e Administração na Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro. Possui cursos de Inovação, Criptografia, Psicologia e Filosofia da Mente pela Universidade de Cambridge, Reino Unido. Atuando especialmente nas frentes de Bitcoin, tecnologia blockchain, segurança digital e educação online, é coordenador de projetos do ITS Rio.