Varanda Especial: Privacidade e Vigilância com EFF e Panoptykon

Nesta quinta, dia 4 de Dezembro, o ITS e a EFF (Electronic Frontier Foundation) convidam para VARANDA ESPECIAL sobre Privacidade e Vigilância, juntamente com a Fundação Panoptykon.

A EFF foi criada em 1990 por visionários como John Perry Barlow, Mitch Kapor e John Gilmore como resposta à atuação de práticas governamentais que àquela época eram completamente desinformadas sobre as tecnologias emergentes. A EFF converteu-se desde então em um das mais importantes e respeitadas organizações globais na luta pelos direitos fundamentais na internet e em um mundo de rápida mudança tecnológica.

A Fundação Panoptykon é uma instituição baseada na Polônia com a diretriz de defender direitos humanos e liberdades fundamentais contra as ameaças das formas modernas de vigilância.
O ITS orgulha-se de receber e realizar cojuntamente com a EFF e a Fundação Panoptykon esse importante evento no Rio de Janeiro. Como sempre, haverá a degustação de comidas e bebidas artesanais.
Nosso encontro integra-se ao “Projeto América do Sul”, por meio do do qual representantes da Panoptykon e da EFF vêm, desde Agosto, colaborando com grupos locais no México, na Colômbia e na Argentina. Essa colaboração tem como objetivo o compartilhamento de conhecimento, estratégias e lições aprendidas sobre vigilância.
Para conhecer mais do trabalho que desempenhamos nessa área, visite o projeto do ITS: https://antivigilancia.wiki.br/

VAGAS LIMITADAS. INSCRIÇÃO PRÉVIA OBRIGATÓRIA POR MEIO DESTE SITE: https://www.eventbrite.com/e/varanda-especial-privacidade-e-vigilancia-com-eff-e-panoptykon-quinta-4-de-dezembro-de-2014-tickets-14662896117

Palestrantes:

Katitza Rodriguez: diretora de direitos internacionais na EFF, Katitza “se concentra na política comparativa de questões internacionais de privacidade, com ênfase especial em agentes da lei, vigilância governamental e fluxos de dados através de fronteiras”. Ela participa ativamente de campanhas de direitos digitais, mantendo contato com indivíduos e grupos ao redor do mundo.

Katarzyna Szymielewicz: co-fundadora e presidente da Panoptykon Foundation, ela “é uma conselheira para a Icelandic Modern Media Initiative e ao ‘Ministro de Administração e Digitalização’ da Polônia”, e também “membra da International Comission of Jurists (seção polonesa) e da Internet Society”.

Hanni Fakhouri: advogado da EFF, com trabalho voltado para leis criminais e processos sobre privacidade e liberdade de expressão. Dentro da fundação, ele “representou clientes em investigações civis e criminais e escreveu inúmeros amicus briefs em tribunais estaduais e federais dos EUA sobre buscas e apreensões eletrônicas e cybercrimes.”

Danilo Doneda: doutor e mestre em Direito Civil pela UERJ. Coordenador-Geral de Estudos e Monitoramento de Mercado no Ministério da Justiça.

Apresentação e Mediação: Carlos Affonso Pereira de Souza, Sérgio Branco, Ronaldo Lemos

Produção Intelectual, Física e Espiritual: Gabriel Aleixo