Varanda ITS – A Vida em Rede – Debate com Massimo di Felice (USP/La Sapienza) e Ronaldo Lemos (ITS/MIT Media Lab) – Lançamento do Livro “A Vida em Rede”

Na próxima quinta, dia 27 de novembro, o ITS convida para Varanda com o tema “A Vida em Rede”, com Ronaldo Lemos (ITS/MIT Media Lab) e Massimo di Felice (USP/La Sapienza). O evento é gratuito e haverá nossa tradicional degustação de cervejas artesanais. Inscrição prévia obrigatória por meio deste site.

Ronaldo Lemos irá debater com Massimo di Felice em razão do lançamento do livro “A Vida em Rede” realizado em co-autoria por ambos e que acaba de ser publicado pela editora Papirus.

Ronaldo irá debater temas como privacidade no mundo da internet, as mudanças na esfera pública brasileira e o impacto da rede para o debate político. Irá também tratar de dilemas atuais como o chamado “direito ao esquecimento” e discutir o modelo de inovação e desenvolvimento tecnológico do país.

Massimo irá tratar das mudanças trazidas pela tecnologia para as ciências como um todo, o papel das universidades e da educação de modo geral em face à tecnologia. Irá tratar de como a universidade, a pesquisa e a geração do conhecimento podem ser empoderadas pela internet.
As palestras serão proferidas em português.

Saiba mais sobre nossos palestrantes abaixo:

Massimo di Felice: graduou-se em sociologia pela Università Degli Studi la Sapienza, é doutor em ciências da comunicação pela universidade de são paulo e realizou seu pós-doutorado em sociologia pela Universidade Paris Descartes v, Sorbonne. É professor da Universidade de São Paulo, ministrando aulas na graduação e pós-graduação da escola de comunicações e artes (ECA-USP). É professor visitante na libera Università di Lingue e Comunicazione de Milão e professor convidado na Universidade Nacional de Córdoba, argentina. tem experiência nas áreas de sociologia, antropologia e comunicação, com ênfase em comunicação digital, principalmente nos temas: aspectos teóricos da comunicação digital, formas comunicativas do habitar, net-ativismo, sociabilidades em rede e espaços públicos digitais. É fundador do centro de pesquisa atopos (ECA-USP) e autor de vários ensaios e artigos publicados em revistas europeias. No Brasil, coordena a coleção atopos (ed. Annablume) e a coleção era digital (ed. Difusão).

Ronaldo Lemos: é professor de Direito na Graduação e na Pós-Graduação da UERJ, graduado em Direito pela Universidade de São Paulo, mestre em Direito pela Universidade de Harvard, doutor em Direito pela Universidade de São Paulo. Pesquisador visitante do MIT Media Lab. Foi Professor visitante da Universidade de Princeton, afiliado ao Center for Information Technology Policy. Foi Professor visitante da Universidade de Oxford (Michaelmans term, 2005). Diretor do projeto Creative Commons no Brasil. Co-fundador do projeto Overmundo, vencedor do Golden Nica na categoria Digital Communities do Prix Ars Electronica 2007. Membro do Conselho de Comunicação Social criado pelo artigo 224 da Constituição, com sede no Senado Federal. Associado e diretor-fundador do Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio de Janeiro. Liaison Officer do MIT Media Lab para o Brasil. Membro do Conselho de Administração da Fundação Mozilla, que faz o navegador Firefox.

Inscrições: http://www.eventbrite.com/e/varanda-its-a-vida-em-rede-debate-com-massimo-di-felice-uspla-sapienza-e-ronaldo-lemos-itsmit-media-tickets-14533103905