O Blockchain Hub é uma iniciativa do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio) focada em ampliar a criação de projetos locais baseados em blockchain. A emergência dessa tecnologia nos últimos anos, a partir de grandes redes abertas como Bitcoin e Ethereum, abre espaço para uma variada gama de implementações no contexto nacional. Nosso objetivo é estimular e facilitar a criação delas.

A ação busca prover para o público brasileiro os insumos necessários a um mais produtivo e bem informado processo de assimilação dos sistemas construídos em cima da tecnologia blockchain. São oferecidos conteúdos técnicos em português, eventos de capacitação para desenvolvedores, boletins de acompanhamento e uma Wiki atualizada sobre o tema, além da participação em eventos nacionais e internacionais e a manutenção de parcerias globais.

A tecnologia blockchain pode ser compreendida como uma base comum de dados cuja sincronia é mantida ao longo de uma rede descentralizada. Ou seja, ela permite a usuários gerir de forma autônoma sistemas que dependem de consenso informacional entre as partes envolvidas para funcionar. Diferente dos sistemas tradicionais, a grande inovação dessa tecnologia é garantir que isso possa ser feito de forma segura sem que um agente intermediário seja necessário para atribuir confiança ao processo.

Acesse o site do projeto aqui.