Curso rápido online: Cultura de Periferia

Curso de extensão ao vivo e online
Tem interesse em participar das próximas turmas?
Envie um e-mail para cursos@itsrio.org

A Arte nas periferias rompeu as barreiras geográficas e se expandiu para toda a sociedade. Entenda como os movimentos sociais da periferia, por meio da tecnologia, se transformaram em uma cultura periférica globalizada, vencendo o preconceito e conquistando a inclusão social

Temas das aulas:

Aula 1: Uma introdução sobre o conceito de cultura, em seu sentido amplo, e sobre a cultura de periferia. Abordaremos o desenvolvimento do hip hop e do funk enquanto cultura periférica, analisando suas formas de negócio e potencialidades difusoras. Nesse primeiro encontro, nosso olhar se concentrará nas principais vertentes do funk carioca e o surgimento do funk paulista.
Professora: Vanessa Vargas

Aula 2: Vamos analisar o surgimento e o sucesso do Tecnobrega. Também abordaremos em detalhe o cinema na cultura de periferia, destacando o filme Cidade de Deus e o cinema nigeriano. O crowdfunding será apresentado como um exemplo de ferramenta para financiamento de projetos. Na última parte do encontro, analisaremos um caso se sucesso empresarial em uma favela carioca.
Professores: Sergio Branco, Yasmin Thayná e Vanessa Vargas

Qual o perfil dos alunos?
O curso foi criado para antropólogos, músicos, assistentes sociais, profissionais, estudantes e pesquisadores interessados na Cultura de Periferia Globalizada.

Local:
Ao vivo online, através de plataforma interativa do ITS a ser disponibilizada aos alunos. As aulas também ficam gravadas para consulta de alunos matriculados por um período de até seis meses.

Professores:

Vanessa Vargas
Formada em Direito e pós-graduada em processo civil pela Cândido Mendes. Experiência profissional de dois anos e meio na Siqueira Castro Advogados e de quase dois anos no IBMEC, dentro da coordenadoria do curso de Direito. Foi Assistente de ensino/monitora do curso de pós graduação em Direito Empresarial na Fundação Getúlio Vargas. Hoje, integra a equipe do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio). O interesse na cultura de periferia surge de sua experiência enquanto moradora nas proximidades do Complexo do Alemão, onde viveu por 18 anos.

Sérgio Branco
Doutor e Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Professor de direito civil e de propriedade intelectual da graduação e da pós-graduação da FGV Direito Rio (2006-2013). Procurador-Chefe do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI (2006). Coordenador de desenvolvimento acadêmico do programa de pós-graduação da FGV Direito Rio (2005). Autor dos livros “Direitos Autorais na Internet e o Uso de Obras Alheias”, “O Domínio Público no Direito Autoral Brasileiro – Uma Obra em Domínio Público” e “O que é Creative Commons – Novos Modelos de Direito Autoral em um Mundo Mais Criativo”. Especialista em propriedade intelectual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio. Pós-graduado em cinema documentário pela FGV. Graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Cofundador e diretor do ITS Rio.

Yasmin Thayná
Cineasta, diretora e fundadora da AFROFLIX e curadora da FLUPP (Festa Literária das Periferias). Dirigiu e escreveu, nos últimos meses, dois filmes: KBELA, uma experiência sobre ser mulher e tornar-se negra e BATALHAS, um filme sobre o primeira espetáculo de funk realizado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Dirigiu a série AFROTRANSCENDENCE, escreve no Brasil Post e no Quebrando o Tabu.

É interessada por assuntos ligados à cultura digital, comunicação, cinema, literatura, raça e gênero. Passou pela Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu, foi pesquisadora de políticas públicas da FGV e desde os 16 anos dirige, escreve e participa de produções cinematográficas. Idealizou um projeto de audiovisual onde trabalhou com mais de 300 alunos da rede pública de ensino da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro.