Grupo de Pesquisa ITS Rio

O grupo de pesquisa do ITS une estudantes e profissionais do Brasil inteiro para analisar questões relacionadas a áreas de atividade do instituto durante um ano. Reuniões mensais são realizadas por meio de uma plataforma interativa disponibilizada pelo ITS. A cada reunião um tópico é apresentado e discutido pelos participantes e a discussão é conduzida por um professor fo ITS.

Ao final do grupo de pesquisa, os participantes devem sempre entregar no mínimo um artigo científico escrito em português ou inglês, sob licença de Creative Commons (CC-BY-NC-SA) para que seja impresso e disparado para as redes nacionais e internacionais do ITS Rio.

Composta em 2016, a primeira turma foca no tema privacidade na internet. Os 16 pesquisadores selecionados estão debatendo questões relacionadas à privacidade como direitos fundamentais, privacidade e direitos humanos, privacidade e o acesso à informação, privacidade e o Marco Civil da Internet, direito ao esquecimento, iniciativas legislativas sobre proteção de dados, big gata, a sociedade do algoritmo, a internet das coisas (IoT), privacidade e segurança pública, privacidade e o estado sob vigilância, entre outros.