O MUDAMOS é um projeto do ITS Rio em parceria com a Open Society Foundations (OSF) e o Instituto Arapyaú que tem o objetivo de ser um espaço virtual para a discussão e construção coletiva e colaborativa de políticas públicas.

Para que este processo ocorra de forma independente e transparente, o MUDAMOS também conta com uma estrutura de governança com a prerrogativa de analisar o andamento das discussões e encaminhar situações polêmicas. Ela conta, por exemplo, com a participação de um Ombudsman por ciclo de discussão.

O projeto influencia dois tipos de cenários: o primeiro está relacionado à qualidade do debate de temas públicos. O MUDAMOS promove na internet um debate qualificado e multissetorial sobre questões públicas. O segundo está relacionado à construção de soluções para os principais desafios enfrentados em relação a determinado tema de interesse público, que pode ser de abrangência local, regional ou nacional.

Todas as políticas públicas formuladas coletivamente pela MUDAMOS serão entregues diretamente aos agentes públicos responsáveis pela sua implementação e devem ser acompanhadas depois pela rede de organizações e pessoas que compõem o projeto.