Ranking Digital Rights

O projeto Ranking Digital Rights (“Classificando Direitos Digitais”) é uma parceria do Instituto de Tecnologia e Sociedade com a New America Foundation, a Universidade da Pensilvânia e o Internews Center for Innovation and Learning.

Missão do projeto: As empresas de internet e de telecomunicações, bem como os celulares, aparelhos móveis e fabricantes de equipamento de telecomunições, exercem uma influência crescente sobre as vidas das pessoas ao redor do mundo, incluindo no que tange às suas práticas políticas e direitos civis. Estas empresas compartilham com toda a sociedade a responsabilidade de respeitar e implementar direitos humanos. O projeto Ranking Digital Rights reúne um grupo de pesquisadores internacionais para desenvolver uma metologia para avaliação e ranqueamento das empresas mais significativas no campo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) com relação a suas políticas e práticas relacionadas à liberdade de expressão e privacidade no contexto internacional das leis de direitos humanos.

Nosso trabalho tem por objetivo: a) informar empresas, indivíduos, usuários, consumidores, sociedade civil, academia, investidores, governos e o público em geral sobre a relação existente entre o setor das TICs e os direitos humanos; b) encorajar empresas a desenvolver, apresentar e gerenciar seus produtos e serviços de modo consistente com as normas internacionais de direitos humanos; c) identificar quais são os fatores legais e políticos que impeçam ou dificultem que empresas respeitem efetivamente os direitos humanos de consumidores e usuários.

Para maiores informações sobre o projeto, inclusive seu plano de trabalho, cronograma e todo o conjunto de documentos relativos ao projeto, basta visitar o site http://rankingdigitalrights.org/