ITS de Salas Abertas – Parte III

Curso sem previsão de lançamento

categorias

{{ its_tabs[single_menu_active] }}

tema

O ITS de Salas Abertas está de volta! Em sua terceira edição, agora em parceria com a EMERJ e com o Fórum Permanente de Mídia e Liberdade de Expressão da EMERJ, a iniciativa traz três aulas com especialistas sobre temas ligados à liberdade de expressão, fake news e direito ao esquecimento.

Ao longo das próximas semanas, reuniremos nossos professores de diferentes áreas de especialidade em salas virtuais para bate-papos que visam enriquecer o repertório intelectual e cultural. As aulas são voltadas para estudantes universitários, que a partir dos conteúdos aprendidos em seus cursos de graduação têm seu interesse despertado em se aprofundar nesses temas, assim como se aventurar por outros que venham a complementar sua formação. Oferecemos certificação com comprovação de horas complementares.

O projeto é uma modalidade de aulas online em tempo real que promove conversas sobre temas relacionados à literatura, tecnologia, democracia e direito.

aulas disponíveis

Liberdade de Expressão em Tempos de Cólera

Dia 09/06, das 15h às 16h30

Com André Andrade

No primeiro encontro da série, teremos a oportunidade de ouvir o Desembargador André Andrade falando sobre o tema de sua tese de doutorado. Com a internet servindo de plataforma para a disseminação de todo tipo de discurso, tornou-se fundamental discutir os limites da liberdade de expressão e como lidar com o discurso de ódio em um ambiente democrático.

 

 


É possível regular a desordem informacional?

Dia 16/06, das 15h às 16h30

Com Lívia Leal e Chiara de Teffé

A propagação de fake news tem sido uma das principais preocupações no debate público midiático. A experiência brasileira e internacional demonstra que a desordem informacional causa impacto em indivíduos e na coletividade. Muitos são os desafios regulatórios  da matéria, desde a identificação de conteúdos falsos, o papel das plataformas e seus usuários e as medidas legislativas e judiciárias possíveis.

 

 


Direito ao esquecimento nas decisões judiciais

Dia 23/06, das 15h às 16h30

Com Carlos Affonso e Sérgio Branco

A passagem do tempo repercute no Direito em diversos aspectos. Mais recentemente, tomou grande dimensão o debate acerca do direito ao esquecimento. Embora a teoria tenha surgido em meados do século XX, foi apenas com a internet que o tema se disseminou e tem permeado diversas decisões judiciais relacionadas à liberdade de expressão. Neste encontro, vamos analisar os principais julgados brasileiros sobre o assunto.

 

informações

{{ informacao.title }}

Início das Inscrições: 25 de May

Fim das Inscrições: 23 de June

{{ i + 1 }}ª aula

{{ aula.date }}