5 iniciativas que já estão no Metaverso

Artigo de Lucas Cabral.

publicado em

9 de junho de 2022

categorias

{{ its_tabs[single_menu_active] }}

tema

O Metaverso vem se popularizando muito desde a chegada da Meta, holding dona das empresas de Mark Zuckerberg. Este novo universo se apresenta como um mundo 100% digital que conecta o nosso mundo real com o mundo virtual através de experiências imersivas. Uma de suas principais novidades são as infinitas possibilidades que traz para realização de campanhas publicitárias dentro deste universo virtual, com todo o alcance que a internet é capaz de proporcionar. 

Pensando nisso, já é possível observar uma movimentação intensa no mundo dos negócios para começar a explorar essa nova realidade, com a finalidade de modernizar suas campanhas publicitárias, aumentar retornos financeiros e se tornar pioneiros neste novo modelo de negócio. 

Apresentamos 5 empresas que já estão investindo no Metaverso, confira:

1 – Nike

A Nike desenvolveu o universo Nikeland dentro do famoso jogo Roblox, onde é possível comprar itens da marca para personalizar o seu personagem e interagir com funcionários e usuários do jogo. A Nike também anunciou a compra da empresa Artifact Studios, que é especializada na criação de tênis e artefatos digitais. Tudo isso para melhorar a experiência dos seus consumidores dentro de seu Metaverso e, também, tentar alavancar as vendas de seus produtos.  

2 – Fortnite

O jogo Fortnite é um dos maiores casos de estudo sobre o Metaverso atualmente. Criado pela empresa Epic Games, o Fortnite ganhou bastante notoriedade no ano de 2020 quando recebeu um aporte no valor de US$1 bilhão. Com isto, a plataforma começou a desenvolver a criação do seu universo no Metaverso e hoje em dia já possui mais de 500 milhões de contas ativas.Com todo esse potencial, já foi possível ver grandes marcas como Balenciaga, Gucci e Burberry, divulgando seus produtos virtuais dentro do Metaverso do Fortnite. 

3 – Gucci

O universo da moda está participando cada vez mais dos ambientes digitais. Como já citado no exemplo do Fortnite, a marca Gucci está buscando novas formas de divulgar e vender os seus produtos de grife. A empresa está aproveitando o alcance de alguns Metaversos para vender seus produtos em forma de NFTs, tokens não fungíveis, que gera uma certificação de que o item comprado é legítimo. A Gucci já vendeu a versão digital da sua famosa bolsa Dionysus na plataforma do jogo Roblox pelo valor de US$4.115, preço esse que é maior do que a versão física do produto.

4 –  Plataforma Impact Woman NFT

Como já vimos nos exemplos anteriores, o Metaverso é uma ótima oportunidade para alcançar um número maior de clientes e pessoas interessadas em novidades tecnológicas. O projeto Impact Woman NFT, tem o objetivo de arrecadar recursos através das vendas de NFTs e aplicar esses fundos para incentivar e promover pautas voltadas aos direitos das mulheres. Na plataforma é possível acessar uma galeria de arte dentro de um Metaverso para adquirir as obras. Cada leilão realizado neste universo beneficia uma organização sem fins lucrativos, sendo 70% do orçamento destinados à doação.

5- Gerando Falcões

Pensando um pouco em aplicações mais imersivas dentro do Metaverso, temos o exemplo da organização não-governamental Gerando Falcões. Eles se tornaram a primeira ONG a utilizar o metaverso para promover um impacto social. A entidade lançou o jogo chamado de “Missão Favela X”. O objetivo deste universo digital é educar jovens e crianças sobre os desafios para a erradicação da pobreza a partir da infraestrutura, saneamento básico, educação, cultura e tecnologia. Com isso, a iniciativa visa conscientizar a geração futura e arrecadar fundos para acelerar a transformação nas favelas.

 

autor

{{ pessoas.pessoaActive.title }}

×

Quer saber mais?

fazer minha inscrição Conheça o curso Metaverso: o futuro imersivo dos negócios, da regulação e da diversidade