Quem vê tela não vê intenção: O desafio da proteção de dados de crianças e adolescentes em ambientes digitais

palestrantes Janaina Costa

past event

categories

{{ its_tabs[single_menu_active] }}

theme

Vídeo da gravação do evento ao final da página ⬇️

Evento online realizado em parceria com o Instituto Alana e com apoio do Programa de Acesso Digital do Reino Unido.

Vivemos a era das primeiras gerações nascidas e criadas em um contexto de hiperdigitalização e dataficação massiva. A partir do momento em que uma criança ou um jovem abre um aplicativo, joga um jogo ou carrega um site, dados começam a ser coletados.  Como pertencentes à sociedade digitalmente conectada passamos a ser rastreados e perfilados e esses perfis podem ter um impacto real e significativo no nosso futuro e em nossos direitos.  

Os bancos usam as informações coletadas para decidir sobre empréstimos, seguradoras para decidir prêmios, recrutadores e empregadores para decidir sobre preenchimentos de vagas. Além disso, a análise de dados já vem sendo utilizada em policiamento e em tribunais de outros países para determinar se alguém é um criminoso em potencial ou tem probabilidade de reincidência.  Nesse contexto, quais são as consequências da data-driven society para crianças e adolescentes, que atravessam uma peculiar fase de desenvolvimento, a qual deveria haver espaço para erros e experimentações? 

Na Varanda ITS #102 convidamos especialistas em tecnologia, proteção de dados e  provedores de serviços online para um debate sobre o desafio da proteção de dados de crianças e adolescentes em ambientes online. Discutimos a necessidade de se definir padrões para o tratamento desses dados e explicamos como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)  se aplica ao contexto de crianças usuárias de serviços digitais. Participaram do debate Marília Monteiro, Global Public Policy da TikTok, Miriam Wimmer, diretora da Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD, Josh Golin, diretor-executivo do Campaign for a Commercial-Free Childhood – CCFC, com moderação de Janaina Costa, pesquisadora da área de Direito e Tecnologia do ITS, e Pedro Hartung, advogado e coordenador Jurídico do Instituto Alana. 

 

Obs.: O evento contou com acessibilidade. Disponibilizamos intérprete de tradução simultânea, legendas em tempo real em português e intérprete de libras.

palestrantes

{{ pessoas.pessoaActive.title }}

×

information

{{ informacao.title }}

vídeo

quer saber das próximas?

me avise! é rapidinho 💜