Advancing Data Justice Research and Practice Project – Final Report

Relatório final do projeto Advancing Data Justice Research and Practice

categorias

{{ its_tabs[single_menu_active] }}

tema

Em 2021, a Global Partnership on AI escolheu o Alan Turing Institute para liderar o projeto Advancing Data Justice Research and Practice sobre justiça de dados. Com o financiamento adicional do governo do Reino Unido, a Global Partnership on AI e a equipe do Instituto Turing conseguiram expandir este projeto, incorporando o trabalho de doze organizações parceiras da Ásia, Oceania, África e América do Sul — entre elas, o ITS Rio representando o Brasil. 

Cada uma dessas organizações trabalhou para entender como é concebido o conceito de justiça de dados em seus distintos contextos, realizando uma série de longas entrevistas e workshops com diferentes stakeholders, desde formuladores de políticas públicas e desenvolvedores até as comunidades impactadas em todo o mundo.

Neste relatório final, o ITS Rio apresenta suas reflexões, conclusões e recomendações a respeito das atividades do projeto Advancing Data Justice Research and Practice, depois de conduzir entrevistas e um workshop.  

Os objetivos ao longo do projeto foram, entre outros: entender o ponto de vista do Brasil sobre o significado de justiça de dados e como os stakeholders percebem o conceito na prática; avaliar o papel da lei e da regulamentação como determinante positivo ou negativo para a realização da justiça de dados; e avaliar abordagens institucionais e de mobilização comunitária que poderiam otimizar o avanço da justiça de dados para os formuladores de políticas públicas.

ACESSE O RELATÓRIO