Relatório | Sustentabilidade na era digital: superação de desafios para PMEs e EMDEs

12/09/2024

categorias

{{ its_tabs[single_menu_active] }}

tema

Com o objetivo de oferecer orientações para melhorar os relatórios de sustentabilidade de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) e Mercados Emergentes e Economias em Desenvolvimento – Emerging Markets and Developing Economies (EMDEs, sigla em inglês), o ITS Rio, junto à  FGV Direito SP e com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), lança o relatório “Sustentabilidade na era digital: superação de desafios para PMEs e EMDEs”.

O estudo, que reúne as contribuições apresentadas no Policy Paper publicado pelo Grupo de Trabalho de Finanças Sustentáveis do G20 (SFWG) e foi construído a partir do debate com especialistas, propõe duas principais melhorias: criar padrões de relatórios que sejam mais simples e acessíveis para as PMEs e EMDEs e utilizar tecnologias digitais para melhorar a qualidade e o acesso às informações.

O documento destaca, ainda, que as discussões sobre os relatórios de sustentabilidade evoluíram. Antes, o debate era se as empresas deveriam ou não divulgar dados de sustentabilidade. Agora, a preocupação é como fazer isso de forma mais eficiente. O levantamento alerta para o risco de aumento dos custos de conformidade para PMEs e EMDEs, devido a novas regras. Por isso, é fundamental ter padrão e encontrar na utilização de tecnologias digitais as ferramentas para aumentar a qualidade e a acessibilidade dos relatórios de sustentabilidade para que as empresas participem da transição para uma economia mais sustentável. 

ACESSE O RELATÓRIO