Estratégias Nacionais sobre Inteligência Artificial: a experiência internacional

categorias

{{ its_tabs[single_menu_active] }}

tema

Este é um resumo realizado pelo ITS Rio, de 20 estratégias nacionais de países que estão se preparando para a implementação da Inteligência Artificial e suas aplicações. Outros 10 países iniciaram o processo para a formulação de suas estratégias nacionais, como o lançamento de consultas públicas ou criação de comitês especializados que irão liderar esse processo, mas a análise dessas iniciativas não está contemplada nesse documento.

Analisamos grande parte dos planos estratégicos lançados até o momento, com especial enfoque nos princípios éticos norteadores e em eixos específicos, como: indústria, pesquisa e futuro do trabalho. O objetivo desta análise é verificar quais as principais tendências regulatórias que possam orientar a elaboração de uma Estratégia  Brasileira para Inteligência Artificial.

No presente documento é possível encontrar referências e uma síntese dos eixos sobre princípios éticos, indústria, pesquisa e futuro do trabalho desenvolvidos nos planos dos seguintes países e organismos internacionais:  Austrália, Alemanha, Canadá, China, Comissão Europeia, Coreia do Sul, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Finlândia, França, Índia, Itália, Japão, México, Portugal, Reino Unido, Singapura, Suécia e Taiwan.