Lidando com a desinformação: estratégias para o empoderamento digital cidadão

categories

{{ its_tabs[single_menu_active] }}

theme

A disseminação de informações falsas não é uma tática nova ou simples. É uma prática comum, especialmente em arenas políticas, desde os tempos antigos. No entanto, o fenômeno evoluiu consideravelmente à medida que a sociedade embarca na quarta revolução industrial, com a desinformação na esfera digital se tornando cada vez mais difícil de identificar, classificar e combater.

Apoiado na hipótese de que os cidadãos podem e devem ser empoderados por uma melhor produção, consumo e circulação de informações, este relatório aborda duas questões de pesquisa:

  1. Quais ferramentas, iniciativas e políticas já estão funcionando para ajudar os cidadãos a se tornarem consumidores mais críticos de informação?
  2. Como os formuladores de políticas e demais atores envolvidos podem ser melhor informados sobre abordagens sistêmicas e de longo prazo para lidar com a desinformação?

Para responder a essas perguntas, a pesquisa foi baseada na análise de cinco estudos de caso diferentes, apresentando iniciativas lideradas por uma variedade de atores, que aplicam uma abordagem multidimensional para abordar o problema da desinformação. Este relatório é uma tentativa de entender uma questão tão premente para nossas democracias.

Para acessar a versão em espanhol do relatório, clique aqui.

Acesse o relatório: